quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Meditação Sentada


Meditação Sentada


Meditação sentada é como retornar para casa de forma a dar atenção integral e cuidado a nós mesmos. Assim como a imagem pacífica do Buda no altar, podemos também radiar paz e estabilidade. Sentamos eretos com dignidade e retornamos para a nossa respiração. Trazemos atenção integral ao que está dentro de nós e ao nosso redor. Deixamos nossa mente se tornar espaçosa e  nosso coração suave e gentil.
Meditação sentada é muito curadora. Percebemos que podemos estar com o que quer que esteja dentro de nós - nossa dor, raiva e irritação ou alegria, amor e paz. Estamos com o que quer que esteja presente sem sermos levados por isso. Deixe vir, deixe ficar e depois deixe ir. Não há necessidade de empurrar, oprimir ou fingir que nossos pensamentos não estão lá. Observamos os pensamentos e as imagens da nossa mente com um olhar amoroso e com aceitação. Estamos livres para ficarmos imóveis e calmos apesar das tempestades que possam surgir dentro de nós.
Se nossas pernas ou pés ficarem dormentes durante a meditação, estamos livres para ajustar nossa posição quietamente. Podemos manter nossa concentração seguindo nossa respiração e lentamente e atentamente, mudar nossa postura.
Entre as sessões de meditação sentada praticamos Kinh Hanh, que é a meditação caminhando dentro da sala. Damos um passo com uma inspiração e outro com nossa expiração. Conscientes da Sangha ao nosso redor, nos sentimos em harmonia com o corpo maior. Todos estão se movendo juntos, devagar e em plena consciência.
Podemos achar sugestões de meditação guiada nos livros do Thay "The Blooming of a Lotus" ou também a partir de um dos nossos professores de Dharma.
Podemos chegar cinco minutos antes do início do período de meditação começar de forma que todos possam estar confortavelmente sentados antes do sino ser convidado para formalmente iniciar a sessão. Não deveríamos entrar na sala depois do sino ser convidado. Se estiver atrasado para a meditação sentada, por favor fique fora da sala e desfrute uma meditação caminhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário